Elementia

Notícias

23/10/2014

Cuidando da sua Autoclave

Lamentavelmente pouquíssimos usuários mantêm estes equipamentos segundo as recomendações dos fabricantes. Desta forma, a Sercon toma a iniciativa de realizar uma “campanha nacional de conscientização” que visa assegurar duas condições imprescindíveis:

1- Garantir o processo de esterilização.
2- Garantir segurança ao usuário, ao paciente e a integridade do local.

As autoclaves são equipamentos que geram e acumulam pressão de vapor, sendo que se deve ter cautela e preparo ao operá-los, sempre precedida da leitura do manual, que orienta sobre os cuidados especiais que devem ser adotados, sendo estes configurados em 3 diretrizes primordiais:

1º Diretriz – Limpeza e Conservação
Realizar a limpeza nos itens descritos nos manuais, assim como a alimentação da autoclave com somente tipo de água compatível (normalmente destilada).

2º Diretriz – Manutenção Preventiva
Respeitar fielmente os períodos para calibração, testes, trocas de peças conforme suas periodicidades e validades, nunca devendo ser negligenciada, postergada ou remetida a pessoal não autorizado.

3º Diretriz – Manutenção Corretiva
Explica “Intervenção em caso de avaria no produto”.
Somente profissionais autorizados, qualificados e certificados por seus fabricantes poderão realizar as devidas manutenções, condição esta, inerente a garantia, performance e segurança do produto.

Outro fato que veio a tona com a pesquisa, é que “equipamentos que menos apresentam problemas de avarias com a necessidade de intervenção técnica corretiva, podem ser os que mais oferecem riscos á usuários e instalações”, pois pela sua extensa durabilidade e por “não avariar-se a ponto de inutilizar seu funcionamento”, fomentam comodismo do usuário em não realizar os procedimentos de manutenção preventiva.

Deixar isso de lado, significa negligenciar a sua segurança quanto a ação do tempo de uso, que causa desgaste natural e desconfiguração imperceptivel de itens de segurança, levando a causa de acidentes, mas que poderiam ser perfeitamente EVITADOS quando respeita-se as diretrizes dispostas nos manuais.


Lembrete importante:
As autoclaves SERCON possuem inúmeros dispositivos de segurança entre eletrônicos e mecânicos de alta tecnologia e precisão, mas assim como todas as coisas, estes sofrem a ação do tempo e precisam de manutenções preventivas para seu perfeito e continuo funcionamento.


“Uma autoclave é um equipamento desenvolvido à salvar vidas e protege-las, vamos cuidar delas para que continuem cumprindo sua missão em cuidar de nós”

FONTE: SERCON

Mais Notícias